quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

I Conferência Estadual Infanto - Juvenil pelo Meio Ambiente .


ESTUDANTES DISCUTEM MEIO AMBIENTE EM CONFERÊNCIA



Pequeno, mas com preocupação de gente grande. É por isso que José Horácio Coutinho dos Santos, 11 anos, estudante de 6ª série, da Escola de Aplicação Professor Chaves de Nazaré da Mata, Pernambuco, participa da I Conferência Estadual Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente. O evento começou dia 10, e segue até amanhã (13), em um hotel fazenda em Moreno.
O encontro reúne 145 estudantes da rede estadual ensino, selecionados por várias escolas públicas do Estado. Eles foram denominados delegados para representar suas instituições de ensino na conferência.
Nesse sentido, Horácio sonha alto. Ele quer mostrar para as pessoas de sua comunidade a necessidade de preservar o meio em que vivem. “Tenho a intenção de mudar o pensamento das pessoas sobre o meio ambiente. Quero mostrar que todos devem preservar.”
Os estudantes já participaram de palestras temáticas e hoje participam de oficinas de comunicação. Divididos em grupos, eles aprendem a produzir vídeos, blogs, jornais e programas de rádio educativos, todos voltados para a conscientização sobre a importância do meio ambiente.
“Estou gostando muito. Temos trabalhos em grupos, oficinas e contato direto com a natureza. Plantamos árvores da caatinga que estão em extinção”, disse Horácio.
Os adolescentes e jovens elaboraram propostas que serão discutidas e aprovadas no encontro, para serem levadas para a conferência nacional pelo meio ambiente, que será realizada esse ano, em Brasília. “Sou criança, mas estou aqui para lutar, porque o que a natureza nos dá, o homem nos tira e, quando a natureza acabar vai ser o fim da existência da vida”, pontua.
A conferência está sendo realizada pela Secretaria de Educação do Estado, em parceria com a COE Pernambuco, Ministério do Meio Ambiente e Rejuma.

Everaldo Costa


5 comentários:

  1. Olá Everaldo! Adorei este texto inicial do Blog! O blog inteiro está muito bom! Espero que os meninos continuem fomentando o blog como uma forma para continuarmos em contato!
    Bravo!

    ResponderExcluir
  2. A conferência mostrou por mais uma vez que a Consciência Sócio-Ambiental está relacionada a instância do QUERER. Pessoas das mais variadas classes sócio-econômicas, religiosidades, gêneros e idades se encontraram no Hotel Viver em Moreno para fincar um marco na história do processo de conscientização sócio-ambiental no nosso estado. Usando da sua terra (corpo), do seu ar (fôlego), da sua água (sangue) e do seu fogo (alma), cada um dos delegados e delegadas revelou o que está acontecendo nesse nova etapa de intervenções em prol do meio ambiente. Aishiteru!!! Namastê!!!

    ResponderExcluir
  3. bom eu fui cobsertesa
    devo falar que é uma otima conferencia para o meio ambiente,como de bate e conheser gente nova.
    todos os fracilitadores estão de parabens,foi uma onrra participar que pena que em só em dois em dois anos.
    os novos delegados que forem boa sorte.

    ei almenrta ai pa 16 anos vai.
    um xelo para camila barros,ysaq e leo.

    meu email é-periclesexu@hotmail.com
    viu

    ResponderExcluir
  4. FUII...
    Posso falar que passei a ter uma nova visão da q entrei lá..
    E também passei pra várias pessoas aquilo que aprendi...

    Um xeru pra todos e tô com muitas saudades.

    ResponderExcluir